QuiosqueAnteriorSeguinte

Actualidade Quem Disse

"A resposta pífia a crimes contra a Humanidade como os que assistimos em Myanmar, no Iraque, no Sudão do Sul, na Síria e no Iémene provou bem como estamos sem líderes capazes de impor o respeito pelos direitos humanos. Os governos do mundo estão desavergonhadamente a andar para trás, deixando cair direitos tão duramente conquistados ao longo das últimas décadas."
Salil Shetty, Secretário-Geral da Amnistia Internacional

22 de Fevereiro de 2018
In Visão

“O mundo d. s. (“depois dos sacos”) é outra coisa. Obrigado Continente, Pingo Doce, Lidl e todos os outros supermercados, e se quiserem fazer algum mecenato ao trabalho dos arquivos ofereçam-nos sacos, muitos sacos, que lhes darmos bom uso. Deste que assina este elogio, e que já transportou ao colo, em pilhas, em sacos maus, em caixas péssimas, muitas e muitas toneladas de livros e papéis de um lado para o outro. Como dizia um meu antepassado, a ‘experiência é madre das coisas’."
Pacheco Pereira

25 de Fevereiro de 2018
In A Lagartixa e o Jacaré

"Ghouta não pode esperar. É mais do que tempo de parar este inferno na Terra."
António Guterres

26 de Fevereiro de 2018
In TSF

[Síria] "Conflitos transformaram-se em 'matadouros' de seres humanos - cada vez mais frequentes -, porque não atuamos de forma suficiente [...] para impedir estes horrores. Aqueles que utilizaram o veto para bloquear as ações em bloco - que poderiam reduzir o sofrimento extremo das populações inocentes -- são os que deveriam responder perante as vítimas."
Zeit Ra'ad Al Hussein

26 de Fevereiro de 2018
In Diário de Notícias

“Os governos nacionais, a par das franjas mais populistas do nosso espectro político, transformaram Schengen no bode expiatório para as falhas nas políticas de segurança e para as fragilidades do sistema comum europeu de asilo […] Puseram Schengen em coma, a carregar os males que não são os seus.”
Carlos Coelho

26 de Fevereiro de 2018
In Público

“De nada serve fazermos prevenção dos incêndios se a paisagem não mudar."
Tiago Oliveira, presidente da comissão instaladora da Agência Gestão Integrada dos Fogos Rurais (AGIF)

05 de Março de 2018
In Rádio Renascença

“Julgados de paz? É extingui-los! Precisamos é de Tribunais municipais. O Tribunal municipal podia ser trabalhado no conceito de proximidade [...] responderia a questões muito localizadas.
Quando discutimos que o Tribunal deve fechar porque só tem 100 processos, pergunto-me se essa é a regra, isto é, se não deveríamos desenvolver do ponto de vista do ordenamento do território, desenvolvimento económico, da fixação das populações, da natalidade [...] se não deveríamos ter uma resposta complexa que não passa apenas pela Justiça, mas que a Justiça deve passar por lá."

Guilherme Figueiredo

06 de Março de 2018
In Expresso

“A gestação de substituição é uma indústria crescente motivada pela procura internacional e é uma área de preocupação em relação aos direitos humanos das crianças e sua proteção. […] a gestação de substituição comercial, como se pratica atualmente em alguns países, equivale à venda de crianças.”
Maud de Boer-Burquicchio, relatora especial das Nações Unidas sobre venda e exploração sexual de crianças

06 de Março de 2018,
In Expresso

“Andam os dois países [EUA e Rússia] a brincar às guerras, embora sejam os dois países mais importantes do planeta neste momento. A Europa é neste momento um continente pacífico e espero que assim se mantenha por muito tempo. […] O problema é que essas pessoas, de repente, se tornam populares, mas é um problema que a América terá de resolver com ela própria. Os europeus já deram para a América, que é filha da Europa.”
Eduardo Lourenço

07 de Março de 2018
In Observador

“A igualdade de género é uma questão de direitos humanos, mas também de todos nós: homens e rapazes, mulheres e raparigas. A desigualdade de género e a discriminação contra as mulheres afetam-nos a todos.
Existem provas suficientes de que investir nas mulheres é o caminho mais eficaz de fazer avançar comunidades, empresas e até mesmo países.”

António Guterres

08 de Março de 2018
In Público

“Quando estamos a falar do uso de sistemas informáticos, não estamos a falar num uso de pessoas, estamos a falar do uso de passwords que são realidades imateriais que estão no sistema informático, se não forem apagadas por um sistema automático de bloqueio de passwords, desativadas, tornam-se vitalícias. Eu não uso o CITIUS, nunca usei…”
Maria José Morgado

09 de Março de 2018
In Expresso da Meia-Noite/SIC Notícias

"Eu morro com culpa, porque a minha geração deixou uma pesada herança às gerações seguintes. Não fizemos tudo o que era possível.”
Adriano Moreira

10 de Março de 2018
In Jornal de Notícias

“A liberdade de expressão está em perigo no Ocidente, porque sempre esteve. O diferente e perigoso é a autocensura e o medo de pronunciar certas palavras, com receio de se poder ser mal entendido. Acabou a divisão entre o privado e o público e as pessoas já são punidas pelo que dizem em privado.”
Mick Hume

13 de Março de 2018
In Diário de Notícias

"Sem imperfeição, você e eu não existiríamos. Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo dos seus pés. Tente entender o que você vê e pergunte a si próprio sobre o que faz o universo existir. Seja curioso. Mesmo que a vida possa parecer difícil, há sempre algo que você pode fazer e ter sucesso. É importante que você não desista."
Stephen Hawking (1942-2018)

14 de Março de 2018
In Expresso

“A grande lição que Hawking deixa é que podemos aprender com ele que o bem mais precioso que nós temos é o nosso cérebro. O nosso corpo pode ter alguma dificuldade em contê-lo, mas o nosso cérebro consegue chegar aos limites maiores do universo."
Carlos Fiolhais

14 de Março de 2018
In TSF

"É verdade que se verificou também uma quebra de entradas em matéria de processos executivos. Mas essa quebra não explica os resultados. A uma redução de entradas na ordem dos 14 mil processos executivos, entre 2015 e 2017, corresponde uma redução de pendências na ordem dos 200 mil processos."
Francisca Van Dunem

14 de Março de 2018
In Diário de Notícias

“As crianças correm por vezes menos perigos quando estão a brincar sozinhas nas ruas do que quando estão sozinhas nos seus quartos nas redes sociais.”
Manuel Coutinho
15 de Março de 2018
In Diário de Notícias

“O uso de algoritmos para fazer previsões e tomar decisões alternativas sobre cuidados a prestar ao doente tem riscos éticos. Começámos a notar, a partir de aplicações em áreas não médicas, que pode haver problemas éticos com a aprendizagem algorítmica quando estendida a grande escala."
Danton Char

15 de Março de 2018
In Diário de Notícias

“Estas catástrofes humanas (do sono) assemelham-se às catástrofes ambientais que se tornaram comuns nos dias de hoje e têm uma origem semelhante: o desrespeito pelos equilíbrios estabelecidos ao longo de milhares ou milhões de anos. Foram o desconhecimento científico e clínico, as desigualdades de género e os desafios específicos nos papéis que desempenha que levaram a organização do Lisbon Sleep Summit a escolher como tema do primeiro congresso o ‘Sono nas Mulheres’.”
Teresa Paiva

16 de Março de 2018
In Público

“Vivo em Portugal há mais de 50 anos e ali tratam-me como amigo. Não sou o outro, sou o deles, embora saibam que tenho uma religião diferente. Nunca senti isso a que chamam islamofobia.”
Abdool Vakil, presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa
In European Muslim Network