QuiosqueAnteriorSeguinte

Actualidade Quem disse

“A discussão sobre a origem humana das alterações climáticas não é de hoje. Começou no século XIX e hoje 99% dos cientistas não têm dúvidas de que estamos num processo de aquecimento global inequívoco e com impactos gravosos para a nossa sociedade.”
Pedro Matos Soares

6 de Setembro de 2018
In Expresso

“O princípio básico de funcionamento de uma economia de mercado, que é a livre concorrência, nunca existiu em Portugal no mercado da electricidade.”
Abel Mateus

11 de Setembro de 2018
In Expresso

“Chegou o tempo para os nossos líderes mostrarem que se preocupam com as pessoas cujo destino está nas mãos deles [dos líderes]. Precisamos de nos afastar da nossa dependência em combustíveis fósseis […] as alterações climáticas avançam mais rápido do que nós.”
António Guterres

11 de Setembro de 2018
In Público

“If you think the economy is more important than the environment, try holding your breath while counting money.”
Guy McPherson

“É uma enorme exigência para a sociedade. É muito mais fácil excluir do que integrar. E é muito mais fácil integrar do que incluir. Esta é uma mudança do paradigma civilizacional nas sociedades modernas.”
Tiago Brandão Rodrigues

17 de Setembro de 2018
In Público

[Sobre Lucília Gago] “Traga a mesma relação de discussão dos temas de forma frontal. […] O mais importante é ter capacidade para gerir a magistratura do Ministério Público, criar pontes com as outras entidades. A gestão de pessoas e meios é o mais importante.”
Guilherme Figueiredo

20 de Setembro de 2018
In Observador

"O combate à corrupção deve continuar a ser uma das bandeiras do Ministério Público, mas não é só do Ministério Público. É essencial e a ministra da Justiça vai no mesmo sentido. É essencial que seja assumido por toda a comunidade. Os responsáveis políticos também têm uma palavra a dizer na intransigência com que têm que encarar a corrupção."
Joana Marques Vidal

21 de Setembro de 2018
In Sábado

“O multilateralismo reforçado, sempre. Por isso não compreendemos, antes lamentamos, o tropismo, unilateral, bem como o desinvestimento nas organizações internacionais. Representam uma miopia política que corre o risco de repetir os erros de há quase 100 anos.”
Marcelo Rebelo de Sousa

26 de Setembro de 2018
Discurso na 73.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas

“No fundo, há duas visões diferentes sobre a realidade universal. Uma, de curto prazo, é uni ou minilateral, proteccionista, com discurso interno eleitoralista, minimizadora do multilateralismo em tudo o que seja desenvolvimento sustentável, negacionista nas alterações climáticas, contrária aos <Pactos Globais> sobre migrações e refugiados, só atenta à prevenção nos conflitos e na manutenção da paz onde e quando, pontualmente, lhe interessa, e interessa em termos de poder económico mais do que político.”
Marcelo Rebelo de Sousa

26 de Setembro de 2018
Discurso na 73.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas

“Estamos a ter uma intrusão excessiva e o MP, tendo em conta os seus estatutos, nos processos penais actua enquanto parte interessada. Tal ocorre quando o MP defende um ausente, um trabalhador - nestes casos, o MP não está a defender o princípio da legalidade, está a defender a parte no processo. Por isso eu considero que isso deveria ser retirado dos estatutos do MP.”
Guilherme Figueiredo

4 de Outubro de 2018
In Jornal Económico

"A violência sexual em conflitos é uma ameaça à paz e uma mancha na nossa humanidade comum. No entanto, ainda é generalizada. Parabéns aos nossos parceiros nas Nações Unidas Denis Mukwege e Nadia Murad. Continuaremos a apoiar os seus esforços corajosos."
António Guterres

5 de Outubro de 2018
In Twitter

"Justiça não significa matar todos os membros que cometeram estes crimes. Justiça é levar os membros do EI a um tribunal e julgá-los pelos crimes cometidos contra os yazidis e castigá-los por esses crimes."
Nadia Murad, Prémio Nobel da Paz 2018

9 de Outubro de 2018
In Expresso

"Vemos mais e mais mulheres a chegar do centro do país onde antes não havia conflito. Isso é resultado de uma metástase da violência e dos acordos de paz que não se respeitam. […] Um quarto do meu tempo utilizo para informar o mundo do que acontece aqui, encontrar autoridades para que façam tudo o que puderem para trazer de volta a paz."
Denis Mukwege, Prémio Nobel da Paz 2018

Julho de 2017
Entrevista à Agência Lusa

“Se nós espalharmos essas investigações [violência doméstica e económico-financeira] por uma generalidade de pessoas que não estão especializadas, não conseguiremos obter resultados tão bons em áreas tão específicas e tão complexas como essas, ou seja, o que iremos ter é, provavelmente, maior insucesso nas investigações, quer na fase de julgamento, quer também na fase de investigação inicial.”
António Ventinhas

7 de Outubro de 2018
In acorianooriental.pt

"Falta uma transformação social que não se faz por decreto nem se faz de um dia para o outro, mas que se faz com um movimento colectivo empenhado com todos os agentes […], onde todos e todas temos de contribuir para a efectivação daquilo que são direitos e garantias e que não estão ainda assegurados para estas pessoas LGBTI." [Lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo.]
Rosa Monteiro

7 de Outubro de 2018
In TSF

“A corrupção é um dos elementos mais corrosivos das democracias. Mas o combate ao crime de corrupção não pode ser o único critério de avaliação da Justiça. Sobretudo quando se baseia no efeito mediático de investigações e acusações e não nos seus reais resultados (condenações). É um convite a uma Justiça performativa.”
Daniel Oliveira

19 de Outubro de 2018
In Expresso

“O fascismo cresce onde as pessoas são convencidas de que toda a gente mente e que é precisa uma mão forte para impor ordem num mundo caótico. É por isso que media corajosos e independentes são tão essenciais à democracia.”
Madeleine Albright

21 de Outubro de 2018
In Expresso

“O Brasil, depois da vitória do brexit e da eleição de Trump, vem provar a forma como as redes sociais estão a ameaçar os processos democráticos e a anular o debate político. Daqui a 100 anos dirão que a civilização ocidental se suicidou através de um sistema em que a verdade passou a ser deturpada por uma rede que levou as pessoas a preferirem alimentar-se de mentiras e de falsidades instantâneas.”
Miguel Sousa Tavares

24 de Outubro de 2018
In Expresso

[Sobre a lentidão da Justiça em Portugal] “Continua na pole position europeia. Tenho dois exemplos recentes, com processos meus, para dar. Esta semana recebi uma sentença do Tribunal Tributário de Lisboa relativa a uma liquidação que acabou por ser anulada judicialmente. A particularidade desta liquidação é que respeita a 2002, tem 16 anos… E recebi agora a primeira sentença.”
Pedro Pais de Almeida, Presidente da UIA
30 de outubro de 2018
In Visão online

“Precisamos trabalhar, Estado, sociedade civil, justiça e agentes da justiça de forma cada vez mais concertada. A defesa da democracia, da igualdade de direito dos cidadãos e numa era cada vez mais tecnológica, temos de estar preparados para responder a novos tipos de crime e novos tipos de assédio, a novos topos de repressão que não se veem porque são anónimos, porque são digitais.”
Anabela Pedroso, Secretária de Estado da Justiça
30 de outubro de 2018
In dn.pt